O inverno é a melhor época do ano para usar um telescópio?
- Gabrielle Blog
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Se você já teve a impressão de que o céu parece mais bonito durante as noites frias, não é coincidência.
Para muitos astrônomos amadores, o inverno é simplesmente a melhor época do ano para observar o céu. E existe ciência por trás disso.
Menos turbulência, mais detalhes
Durante o inverno, o ar costuma ficar mais estável.
Na prática, isso significa imagens menos tremidas e mais detalhes visíveis na Lua e nos planetas.
É justamente por isso que algumas noites parecem "mágicas" no telescópio.
O ar seco ajuda muito
Em grande parte do Brasil, o inverno traz menos umidade e menos partículas suspensas na atmosfera.
O resultado?
estrelas mais brilhantes;
céu mais escuro;
objetos mais fáceis de observar.
A Via Láctea fica espetacular
Para quem gosta de céu profundo, essa costuma ser uma das épocas mais bonitas do ano.
Em locais escuros é possível observar a faixa da Via Láctea atravessando o céu com muito mais destaque.
Mesmo binóculos conseguem revelar dezenas de aglomerados e regiões ricas em estrelas.
Saturno, Júpiter e a Lua agradecem
Planetas e detalhes lunares costumam se beneficiar bastante das melhores condições atmosféricas.
Em algumas noites de inverno é possível perceber claramente a diferença na nitidez das observações.
Então vale a pena observar no inverno?
Sem dúvida.
Embora seja possível fazer astronomia em qualquer época do ano, muitos observadores consideram o inverno a melhor estação para tirar o máximo proveito do telescópio ou do binóculo.
Talvez o maior desafio seja apenas um: lembrar do casaco antes de sair para observar.

Aproveite as melhores noites do ano para observar
Se você estava esperando um bom momento para começar na astronomia, talvez ele tenha chegado.
As noites de inverno costumam oferecer algumas das melhores condições do ano para observar a Lua, planetas, estrelas e até a Via Láctea.
👉 Conheça os equipamentos da Uranum e utilize o cupom GABI5 para ganhar desconto na sua próxima observação do universo




Comentários