Não é de hoje que o universo nos fascina a cada dia, culturas antigas criaram mitos e lendas em torno das constelações, atribuindo-lhes significados simbólicos e religiosos. Por exemplo, os antigos egípcios associavam a estrela Sirius com a cheia do Nilo, enquanto os astecas enxergavam constelação de Orion a imagem de um guerreiro.
Muitas culturas acreditavam que o céu era o reino dos deuses, e que a observação dos astros podia ajudar a compreender os desígnios divinos.
Com a evolução ,o conceito de astronomia é vista como uma disciplina separada da astrologia e da religião. Hoje, a observação do céu é utilizada principalmente para fins científicos. No entanto, o fascínio pelo céu continua a exercer uma grande atração sobre muitas pessoas, que buscam explorar os mistérios do universo e aprofundar a sua conexão com algo maior do que elas próprias.
Sendo assim, preparamos um calendário astronômico para você, que deseja acompanhar os eventos celestes e aprender mais sobre a ciência e a cultura ligadas ao universo.
Eventos celestes de abril: Calendário astronômico
8 de abril:
Haverá uma conjunção planetária planetário entre Mercúrio, Vênus e Marte ao amanhecer, visível principalmente no Norte e Nordeste do país.(abraço pro Ceará s2)
Esse evento é relativamente raro, e ocorre quando dois planetas têm órbitas próximas e estão em posições específicas em relação ao Sol e à Terra, para se ter ideia um evento como esse só aconteceu em fevereiro de 2021
Embora os planetas pareçam estar muito próximos uns dos outros no céu noturno, eles ainda estão a milhões de quilômetros de distância uns dos outros. No entanto, essa conjunção planetária é um evento espetacular que permite aos observadores ter uma visão única dos planetas em nosso sistema solar e admirar a beleza do universo
Esse fenômeno pode ser observado a olho nu ou com telescópios, dependendo da distância entre os planetas e da intensidade da luz solar
evento fascinante que ocorre quando dois ou mais planetas parecem estar próximos uns dos outros no céu noturno quando vistos da Terra.
16 de abril: conjunção entre a Lua e Saturno
Pode haver várias ao dessas longo do ano, dependendo das posições relativas da Lua e de Saturno em suas órbitas ao redor do Sol.
Se atente, é importante observar que a Lua se move rapidamente no céu, enquanto Saturno se move mais lentamente. Portanto, uma conjunção entre a Lua e Saturno pode durar apenas algumas horas, com a Lua aparecendo próxima de Saturno no céu noturno, e em seguida se movendo para longe.
21 de abril: Conjunção planetária entre a Lua Mercúrio e (visível em todo o país)
No caso da Lua e Mercúrio, a conjunção ocorre quando a Lua passa próxima ao planeta Mercúrio em sua órbita ao redor da Terra.
a observação da conjunção da Lua e Mercúrio pode ser uma atividade divertida e enriquecedora para fazer com amigos e familiares.
23 de abril: (um dos eventos mais legais)
Ocorrerá Chuva de meteoros Líriadas que atingirá o pico, com melhor visibilidade após a meia-noite em todo o país
A Liriadas é uma das chuvas de meteoros mais antigas e conhecidas, com registros que datam de mais de 2.500 anos.
Também é uma das mais confiáveis, com uma média de 10 a 20 meteoros por hora em seu pico. No entanto, a observação pode ser prejudicada pela luz da Lua ou pela interferência da poluição luminosa das cidades.
Para observar a chuva de meteoros Liríadas, é recomendável escolher um local escuro e sem obstruções no horizonte, longe da poluição luminosa. O melhor momento para observar é após a meia-noite, quando a constelação de Lira está alta no céu.
30 de abril:
Lua cheia, visível ao anoitecer em todo o país
Alguns destes eventos podem ser vistos a olho nu, mas temos que concordar que temos lados ruins nisso, como por exemplo: a maioria dos objetos celestes visíveis a olho nu são apenas os mais brilhantes e próximos, deixando de fora muitos outros objetos interessantes e importantes.
Ou seja, você acaba tendo uma limitação que por mais que no começo pode parecer boba, para quem gosta mesmo de astronomia e ainda pensa dessa forma, acaba perdendo muitas maravilhas e oportunidades incríveis em muitos desses eventos.
Pensando nessa dificuldade, preparamos algo para sua necessidade astronômica.
Se só de ler essa frase em destaque já se preocupou com o lado financeiro, não se aborreça, até nisso pensamos e não há só uma opção para se beneficiar da melhor maneira possível com nossos produtos. Mas antes de visitar a loja, da uma olhadinha nesse artigo para já ir se guiando e não ter tanta duvida na hora de escolher:
E se não pensa em um investimento em um telescópio por agora, por que não conferir uma opção adequada para o momento mas que não te deixe na mão? Confira:
" Os astros brilham no céu como diamantes cintilantes, iluminando nossas noites e inspirando nossos sonhos mais profundos. "
Comments